A pesquisa salarial trata-se de um estudo sobre os salários pagos e os benefícios concedidos aos funcionários de uma empresa. Trata também de verificar as práticas salariais adotadas pelas empresas participantes.
Quando falamos em pesquisa de salários pagos, esta informação refere-se aos valores praticados pela organização, podendo ser analisados também: o salário fixo, a chamada remuneração variável de curto prazo (bônus, PLR, comissões de vendas), a remuneração variável de longo prazo (Stock-Options) e a remuneração indireta (valores dos benefícios quantificados).
Agora quando falamos das políticas e procedimentos de Recursos Humanos adotados. incluem dados sobre políticas de recrutamento, seleção, treinamento, administração de pessoal, a estratégia de remuneração dos empregados, no que se refere à Remuneração Básica, Remuneração de Curto Prazo e Remuneração Total, incluindo os benefícios quantificados.
Vale ressaltar que é importante levar em consideração dados que compactuem com região; competitividade de mão-de-obra; segmento; estrutura interna e estratégia de recursos humanos da empresa.
O que fazer com a pesquisa salarial?
Os dados obtidos nesta pesquisa são utilizados como base para a política salarial a ser adotada. Uma vez que a organização necessita de um equilíbrio entre os salários pagos dentro da mesma, o chamado equilíbrio interno. Permitindo também que haja um equilíbrio entre as práticas salariais das demais empresas, o chamado equilíbrio externo.
Esta informação influencia diretamente na competitividade das empresas, pois a empresa possui informações consistentes sobre as práticas salariais das empresas participantes da pesquisa, possui também uma comparação entre as suas práticas e as demais, podendo agora construir um planejamento consistente sobre as melhores práticas salariais, de benefícios e etc. Cabendo à direção responsável analisar os resultados da pesquisa salarial e tomar as decisões sobre as novas práticas a serem implementadas juntamente com a gerência financeira da empresa.
É importante ressaltar que o processo aqui descrito pode variar de acordo com as necessidades da empresa, porte, localização geográfica etc.
Vantagens da Pesquisa Salarial:
- Equilíbrio da remuneração praticada internamente com a remuneração praticada no segmento ou região;
- Informações para a tomada de decisão no que diz respeito a benefícios, indicadores e políticas de RH;
- Diagnósticos salariais (avalia a saúde da remuneração da empresa);
- Estabelece políticas salariais que sejam competitivas para reter e atrair talentos;
- Acompanha tendências de mercado, indicadores e práticas;
- Mantém a tabela salarial alinhada ao mercado;
- Obtém informações externas suficientes para sustentar o programa de Cargos e Salários e Planos de Carreira;
- Traz informações de crescimento real do mercado, para que as tabelas salariais sejam atualizadas conforme o mercado, e não somente com os acordos coletivos.
Se ainda não possui uma instituição que realize pesquisas salariais atualizadas e confiáveis indicamos a Pesquisa Salarial da ARH Serrana, onde você pode encontrar mais informações aqui.
Já tem pesquisa salarial e não sabe o que fazer com ela? Fale conosco
Fontes: sobreadministração.com e ArhSerra
Quer receber mais materiais como este, cadastre-se em nossa newsletter ou siga nossas redes sociais clicando aqui