Embora essa tarefa caiba aos profissionais da área de recursos humanos, seu desenvolvimento e implantação dependem de um bom alinhamento aos aspectos culturais e políticos da empresa em questão. De modo geral, ele pode ser estabelecido seguindo as seguintes etapas:
1. Organização e planejamento
Coleta de informações sobre o funcionamento da empresa e do mercado: políticas, procedimentos, remuneração atual, mercado concorrente, disposições sindicais, aspectos estratégicos e administrativos, etc.
2. Divulgação
Esta etapa é importante para obter a participação e o comprometimento de todos no processo de desenvolvimento do plano e para evitar a criação de expectativas incompatíveis com as reais possibilidades.
3. Atribuição e descrição dos cargos
Identificar todos os cargos existentes na empresa e descrever as funções de cada um são os objetivos desta etapa da tarefa. Podem ser feitas entrevistas ou questionários para o levantamento dessas informações. Cria-se, então, uma matriz que contém as especificações, competências e habilidades necessárias ao desempenho de cada função. Assim, cada colaborador sabe o que o cargo faz, como se faz, e para que se faz.
4. Avaliação e classificação dos cargos
Os cargos são dimensionados e hierarquizados conforme sua ordem de importância. Este procedimento determina o equilíbrio interno entre as remunerações — funcionários com maiores responsabilidades recebem um salário maior.
5. Pesquisa salarial
Nesta etapa, a remuneração oferecida pela empresa é comparada com a praticada nas principais concorrentes do mercado. A pesquisa salarial deve considerar organizações atuantes na mesma região, que trabalham no mesmo ramo e possuam o mesmo porte.
6. Matriz salarial
Compatibilização da avaliação de cargos com os resultados da pesquisa salarial para definição dos valores das faixas salariais para cada cargo da empresa.
7. Cálculo dos impactos da política salarial
São computados os custos envolvidos na implantação do plano e sua estratégia, o que depende das condições financeiras da empresa.
8. Política de cargos e salários
Depois de todo este processo, a empresa terá um conjunto de normas, procedimentos e ações que definem as atribuições de cada colaborador, a remuneração apropriada e as alternativas para ascensão. Tudo de forma transparente, motivando o funcionário a crescer e se desenvolver.
Entendeu a importância de um plano de cargos e salários e como implantá-lo? Tem dúvidas sobre como implantá-lo?
Quer saber mais sobre como aplicar na sua empresa? Entre em contato conosco
Quer receber mais materiais como estes? Cadastre-se para receber nossas newsletters ou siga nossas redes sociais clicando aqui
Fonte: Vb meu mundo RH - www.vb.com.br