Avaliação de desempenho e de potencial não são a mesma coisa. São como os dois lados de uma moeda. Estão sempre juntos, mas cada um aponta numa direção: passado; e futuro.
A avaliação de potencial se interessa essencialmente pelo futuro do indivíduo e por suas possibilidades de entrega com o passar do tempo, em termos de desafios.
Já a avaliação de desempenho é a observação e análise do histórico de resultados alcançados por um indivíduo, em relação a uma meta específica e/ou período específico.
Assim sendo, a avaliação de desempenho visa verificar o comportamento dos indivíduos frente aos resultados desejados pela empresa e a avaliação de potencial almeja averiguar as possibilidades futuras do profissional em relação ao seu crescimento ocupacional. Ela avalia a capacidade dos indivíduos em relação à (ao): conhecimento, habilidades, aptidões e vivências.
Muitos programas de alto potencial focam exclusivamente no desempenho dos profissionais e esse é o principal erro que faz com que eles não sejam eficazes. Existem duas razões para isso ser um problema. Primeiro, as empresas ainda não sabem avaliar desempenho de uma maneira adequada e justa. Segundo, mesmo quando o desempenho é medido de forma justa, muitos funcionários de alto desempenho podem não ter os mesmos resultados no próximo nível de sua carreira.
Quando um contribuidor individual é promovido a um cargo que envolve a gestão de pessoas, as características que contribuem para alto desempenho mudam significativamente. Além disso, muitos bons funcionários nem sequer estão interessados em liderar uma equipe, preferindo se concentrar na solução independente de problemas, sendo apenas um dos membros da equipe.
E o resultado de um sistema como esse é a insatisfação do funcionário e a queda do desempenho, pois ele estava realizando um bom trabalho e acabou sendo reposicionado em uma função para a qual não estava preparado para assumir e, muitas vezes, nem queria.
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